Mais de 1,3 mil voos foram cancelados após um incêndio numa estação de energia em Hayes, subúrbio de Londres, que atende o Aeroporto Heathrow, o principal da capital britânica, nesta sexta-feira (21/3).
Além do caos aéreo, 5 mil casas estão sem energia elétrica no momento.
O que está acontecendo?
- O Aeroporto de Gatwick, em Londres, receberá alguns dos voos que estavam programados para pousar em Heathrow, fechado nesta sexta-feira (21/3) devido a uma queda de energia causada por um incêndio.
- O apagão foi causado por um incêndio numa subestação elétrica em Hayes, subúrbio de Londres, que abastece o principal aeroporto da Grã Bretanha. Segundo os bombeiros, o fogo está sob controle.
- Considerado um dos cinco aeroportos mais importantes do mundo e o maior da Europa, Heathrow atende 80 países, opera 1.300 decolagens e pousos por dia e é frequentado por cerca de 230 mil passageiros diariamente.
Além do aeroporto, residências e empresas locais foram afetadas pelo incêndio. Cerca de 10 caminhões e 70 bombeiros foram mobilizados para a operação. Quase 150 pessoas foram retiradas da área, e um perímetro de segurança de 200 metros foi estabelecido.
O comissário adjunto do Corpo de Bombeiros de Londres, Jonathan Smith, afirmou em coletiva de imprensa que o serviço recebeu mais de 200 chamadas para conter o incêndio, segundo o The Guardian.
De acordo com o comissário, a corporação recebeu chamados sobre um incêndio em um transformador que continha 25 mil litros de óleo de resfriamento.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, acompanha o caso. “Sei que a situação em Heathrow está causando angústia e perturbação, especialmente para aqueles que estão viajando ou sem energia em suas casas. Estou recebendo atualizações regulares e estou em contato próximo com parceiros no local”, publicou Starmer.
Cancelamentos
O incêndio levou ao cancelamento de vários voos, incluindo sete da United Airlines, que tiveram que retornar à origem ou serem redirecionados.
Um voo da Korean Air, programado para decolar de Londres para Incheon, Coreia do Sul, foi anunciado com um atraso de 22 horas.
E no Brasil?
No Brasil, o impacto foi mínimo. O Aeroporto de Guarulhos informou ao Metrópoles que, até o momento, apenas um voo com destino a Londres foi cancelado motivado pelo incêndio na subestação que alimenta o Aeroporto de Heathrow. Os passageiros foram atendidos pela empresa aérea.
“A concessionária segue monitorando a situação em tempo real e mantém comunicação constante com as companhias aéreas, a fim de minimizar os transtornos aos passageiros. Para informações sobre os voos afetados, os passageiros devem entrar em contato diretamente com as empresas”, diz comunicado da GRU Airport.
Leave a Reply