Ronaldo da Costa, ex-recordista mundial da Maratona de Berlim, compartilha disciplina e alegria em aulas de esporte no DF Geovana Albuquerqu…
Ronaldo da Costa, ex-recordista mundial da Maratona de Berlim, compartilha disciplina e alegria em aulas de esporte no DF
Geovana Albuquerque/Agência Brasília |
O ex-maratonista Ronaldo da Costa, campeão da São Silvestre em 1994 e recordista mundial da Maratona de Berlim em 1998, hoje dedica sua experiência às turmas do Centro Olímpico e Paralímpico (COP) de Samambaia. Aos 55 anos, ele ensina modalidades como atletismo, ginástica localizada, pilates e hidroginástica, transmitindo aos alunos a disciplina e o entusiasmo adquiridos ao longo da carreira esportiva.
No COP, Ronaldo dá aulas para crianças a partir de 4 anos e também para idosos com mais de 70. Ele afirma que a prática esportiva vai muito além da competição. “Não é que todos vão ser recordistas igual ao Ronaldo da Costa, mas só de estar aqui, sair da rua, sair das drogas, já é uma vitória”, destacou.
Natural de Descoberto (MG), o ex-atleta encerrou a carreira profissional em 2003. Anos depois, formou-se em Educação Física e, desde 2020, atua como professor e palestrante em todo o país. Ele também integra a Confederação Brasileira de Atletismo. “Faço o que gosto, faço com amor. Tudo é possível, basta acreditar”, afirma.
O diretor do COP de Samambaia, Farion Souza Lima, ressalta a importância de ter um nome de peso no esporte entre os professores. “Os alunos ficam muito felizes quando descobrem quem ele é, especialmente nas turmas de atletismo. Somos privilegiados por contar com ele”, disse. A unidade atende mais de 7 mil pessoas em diversas modalidades.
Alunos também se dizem motivados pela energia do professor. A terapeuta Rosemeire Soares, 46 anos, contou que já percebeu grandes mudanças no corpo após um ano de aulas. Já a assistente social Sandra Freitas, 43, afirma que a animação do maratonista é fundamental: “Tem dia que o corpo pede para ficar em casa, mas o Ronaldo nos incentiva a vir e a nos movimentar”.
As inscrições para os Centros Olímpicos e Paralímpicos abrem a cada semestre pelo site da Secretaria de Esporte e Lazer do DF ou presencialmente nas unidades. Atualmente, o Distrito Federal conta com 12 equipamentos em diferentes regiões administrativas.
Com informações da Agência Brasília.
Leave a Reply