– Continua após a publicidade –
Após três anos, Brasília e Gama voltaram a se enfrentar um dos clássicos mais antigos do futebol candango. Na tarde deste sábado, as equipes duelaram pela segunda rodada do Candangão 2026. Apesar de possuir o mando de campo, o colorado decidiu sediar o confronto no Bezerrão, casa do adversário. Dentro de campo, o o clube alviverde dominou o confronto de ponta a ponta e saiu vitorioso por 2 a 0 no placar; os gols do duelo foram marcados por Felipe Clemente e Kennedy.
Com a vitória, o Gama assume a liderança da tabela geral da primeira fase do Candangão, com seis pontos conquistados. Na próxima rodada, o atual campeão candango enfrenta o Samambaia em casa. O confronto está marcado para a próxima quarta-feira (21/1), data em que ocorre uma rara “rodada de um dia só”, pois todos os jogos acontecem no mesmo dia. A bola rola às 20h30, no Bezerrão.
Em contrapartida, o Brasília vive situação oposta na competição. Em duas partidas, o colorado ainda não pontuou no retorno à primeira divisão local e já figura na zona de rebaixamento a Segundinha. Em busca de redenção no campeonato, o próximo compromisso do clube será diante do Paranoá, no Estádio JK, às 15h.
Primeiro tempo
A primeira metade da etapa inicial simulou um confronto de ataque contra defesa. Apesar da condição de visitante no papel, o Gama aproveitou a euforia da torcida e pressionou o Brasília contra a parede. O clube alviverde dominou a posse de bola, mas não ameaçou o gol defendido por Nicolas.
Nesse recorte, a melhor oportunidade do time gamense surgiu em uma falta da intermediária, cobrada pelo centroavante Luan, mas defendida pelo goleiro adversário. Com a bola em movimento, o Gama construiu duas jogadas de perigo pela ala esquerda de ataque, com a chegada dos meias à grande área como elemento surpresa, mas pecou nas conclusões, que sequer ameaçaram a meta rival.
Na etapa inicial, o principal mérito do Brasília foi não sucumbir à pressão gamense. Apesar do domínio territorial exercido pelo Gama, a defesa do Colorado foi soberana nas jogadas aéreas e não permitiu ao alviverde mais do que dois remates ao gol defendido pelo estreante Nicolas. Quando escapou, a equipe mandante apostou em lançamentos à grande área rival, mas sem ameaçar a meta adversária.
Clique e leia mais:
Segundo tempo
A primeira chegada com perigo do Brasília se sucedeu logo aos quatro minutos da etapa complementar. Em bola alçada na área por uma cobrança de lateral, o centroavante Eliandro desviou de cabeça para o meio da área, onde estava o meio-campista Milla. O camisa 7 girou e bateu, mas pegou mal na bola e jogou longe do gol rival.
Na faixa dos 10 minutos do segundo tempo, o Gama respondeu em nova jogada oriunda de bola aérea. Após uma cobrança de falta, o zagueiro Wellington aproveitou da completa desatenção da zaga do Brasília e subiu livre de marcação próximo a risca da pequena área adversária. Todavia, o defensor cabeceou para fora do gol.
Em um duelo de equipes que apostavam em cruzamentos para a área adversária como a principal arma ofensiva, o Gama abriu o placar justamente em uma bola alçada. Na marca dos 25 minutos da segunda etapa, Kennedy, que acabara de entrar, disparou pela ponta direita e encontrou Felipe Clemente sozinho em frente a pequena área do Brasília. O camisa 11 aproveitou o espaço deixado entre dois defensores da equipe rival para dominar a e encher o pé para tirar o zero do marcado; 1 a 0 para o alviverde.
Autor da assistência para o primeiro gol do Gama, Kennedy entrou e virou a partida de cabeça para baixo. Após o passe para Clemente no primeiro ato após entrar no jogo, o camisa 77 executou uma linda jogada individual nos minutos finais do confronto. O ponta contou xlcom dribles curtos em velocidade para superar o marcador e bateu firme para o fundo da rede; 2 a 0 para os atuais campeões, que assumem de vez a ponta da tabela.
Brasília – 0
Nicolas; Luan Brasília, Henrique Gigante, Geykson e Vinícius Freitas; Guilherme Bazílio(Ximenes), Luiz Gustavo e Milla🟨(Elyson); Iago Custódio(Igor), Leonardo Macedo e Eliandro Santos(Vitor Lima).
Técnico: Paulo Helber
Gama – 2
Renan Rinaldi; Toninho(Gabriel Lima), Zulu, Wellington🟨 e Lucas Piauí; Moisés, Russo e Renato(Álvaro); Ramon(Kennedy⚽🟨), Felipe Clemente⚽(David) e Luan(Henrique Almeida).
Técnico: Luís Carlos Souza
– Publicidade –
