O Sebrae no Distrito Federal encerrou o ano de 2025 reafirmando sua vocação de pilar fundamental para o empreendedorismo local. A organização alcançou a marca de 1.427.429 atendimentos, número que evidencia a eficácia da estratégia de proximidade com o empresariado brasiliense, meio pelo qual a instituição oferece um rol completo de soluções e o suporte necessários para que as micro e pequenas empresas locais superem desafios e profissionalizem suas operações. Número é superior ao registrado 2024, quando a instituição promoveu 1.334.659 atendimentos.
O desempenho é mais um recorde na trajetória cinquentenária do Sebrae no território brasiliense e foi sustentado por uma operação híbrida. Foram registrados 823.857 interações presenciais e 603.572 suportes remotos, garantindo que o conhecimento técnico pudesse transformar segmentos estratégicos, como artesanato, agronegócio, turismo, gastronomia, saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), além de fortalecer outras vocações econômicas do DF.
As informações do balanço detalhado revelam, ainda, uma abrangência que alcançou 108.254 empresas e 84.663 pessoas físicas de forma individualizada. O recorte do segmento empresarial demonstra que o suporte da instituição foi distribuído estrategicamente para atender às diferentes maturidades do mercado: foram assistidos 47.208 Microempreendedores Individuais (MEIs) e 46.857 microempresas, além de 14.189 empresas de pequeno porte.
Além dos atendimentos individualizados, o Sebrae no DF registrou 129.411 horas de consultorias especializadas, momentos em que foram entregues soluções sob medida para a sustentabilidade de negócios de variados perfis e realidades. Associada a essa frente, a instituição promoveu uma intensa programação de capacitações que alcançou 356.778 indivíduos e atraiu 735.427 inscritos em uma agenda robusta, composta pelo apoio ou realização de 2.257 eventos. Esse ecossistema de aprendizado foi viabilizado por diversos formatos — incluindo 17,4 mil palestras e 7 mil oficinas, além de cursos presenciais, seminários e missões empresariais —, garantindo que o conhecimento técnico chegasse ao empreendedor de forma prática e imediata.
“Mais do que números expressivos, o que vemos é a presença real do Sebrae ao lado de quem produz e gera emprego no DF. Estamos empenhados em consolidar um ecossistema que não apenas capacita, mas que acolhe e impulsiona o pequeno negócio, garantindo um ambiente favorável ao crescimento sustentável e à prosperidade de cada empreendedor”, afirma a diretora superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha.

“Nosso compromisso é seguir como o principal parceiro do empreendedor, oferecendo as ferramentas necessárias para que ele possa inovar, prosperar e fortalecer a economia da nossa capital”, assegura a dirigente.
Outra frente de ação do Sebrae no DF foi por meio do Programa ALI (Agentes Locais de Inovação). A iniciativa é promovida desde 2008 e oferece, de forma gratuita, suporte personalizado para micro e pequenos empresários interessado em promover inovação em produtos, processos e produtividade, com foco em aumento de faturamento e redução de custos. Em 2025 ocorreram dois ciclos completos do programa, alcançando 854 empreendimentos locais, que registraram um aumento médio de 14,5% no faturamento. O impacto mais significativo, contudo, foi observado na eficiência operacional, com um ganho de produtividade de 32,02%, consolidando a metodologia como ferramenta de fortalecimento para o setor produtivo local.

O Sebrae ainda alcançou números expressivos com uma atuação sólida na área educacional. Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do DF, a instituição desempenhou uma série de ações relacionadas à educação empreendedora, alcançando a marca de 675.791 atendimentos a estudantes —do ensino fundamental ao superior —, além de capacitar 12.894 profissionais da educação. A frente de atuação foi reforçada pelo suporte direto a escolas públicas via Programa ALI Educação Empreendedora, iniciativa que busca consolidar a inovação e o espírito empreendedor como ferramentas de transformação desde a base escolar.
Ao longo de 2025, o Sebrae no DF desempenhou um papel decisivo apoiando a formulação e implementação de políticas públicas diversas voltadas ao ecossistema empreendedor local. Uma das ações encampadas pela instituição foi a realização descentralizada do Movimente, uma iniciativa voltada ao apoio fortalecimento de pequenos negócios, em especial os administrados por mulheres do DF.
O balanço de 2025 revela uma estratégia que evoluiu em capilaridade e profundidade, tornando-se referência em articulação e escuta ativa. Os resultados demonstram que, quando o poder público, as instituições e o setor produtivo caminham em sintonia, o território responde com desenvolvimento e novas oportunidades.

Para 2026, o Movimente inicia um novo ciclo de expansão. Nos dias 3 e 4 de março, o Sebrae no Distrito Federal irá promover um grande encontro no Royal Tulip Brasília Alvorada. O evento reunirá especialistas, lideranças e autoridades para debater temas que permitam o avanço do empreendedorismo feminino e fazer do Distrito Federal o melhor lugar para uma mulher abrir o seu próprio negócio.
–
Créditos das Notícias Sebrae DF
