Ação pedagógica distribui materiais a escolas públicas da região e busca ampliar os resultados do Programa Alfaletrando Mary Leal/SEEDF A Co…
Ação pedagógica distribui materiais a escolas públicas da região e busca ampliar os resultados do Programa Alfaletrando
Mary Leal/SEEDF |
A Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Taguatinga lançou, nesta segunda-feira (22), o Plano Interventivo Pedagógico do Programa Alfaletrando. O evento contou com a participação de autoridades da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e gestores escolares de Taguatinga, Vicente Pires, Arniqueira e Areal. Durante a cerimônia, foram entregues kits pedagógicos com materiais e jogos voltados ao reforço da alfabetização.
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A iniciativa vai beneficiar cerca de 4 mil estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental. Além da entrega dos kits, profissionais da CRE acompanharão as escolas para apoiar os professores na aplicação do programa. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou a relevância da ação, que ocorre no segundo ano de implementação do Alfaletrando nas escolas. “O material ficou de excelência, foi muito bem planejado por excelentes profissionais. Outras regionais de ensino podem se inspirar nele para garantir que todos os nossos estudantes sejam alfabetizados na idade certa”, afirmou.
Segundo a subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga, a ludicidade é essencial no processo de alfabetização. Ela reforçou que o trabalho em rede aumenta as chances de sucesso: “O programa Alfaletrando oferece a cada regional a chance de fortalecer esse trabalho. Com essa articulação, aumentamos muito as chances de alcançar melhores resultados”.
Os kits foram elaborados por profissionais da CRE de Taguatinga a partir das fragilidades identificadas em avaliações do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd). Coloridos e interativos, incluem jogos com o alfabeto, atividades de matemática, formas geométricas e desafios relacionados ao uso do dinheiro, sempre com foco em português e matemática. O objetivo é promover o aprendizado de forma divertida, estimulando também a socialização entre os alunos.
A coordenadora regional de ensino de Taguatinga, Daniela Freitas, ressaltou o impacto positivo da iniciativa: “Com a ludicidade, o resultado é mais eficaz. Até para o professor trabalhar com as crianças é melhor. Quando há jogos coloridos em sala de aula, o aprendizado se torna mais tranquilo e mais fácil de acontecer”.
Durante a apresentação do plano, os gestores receberam orientações sobre o uso dos materiais, a metodologia do programa e as formas de avaliação, que permitirão acompanhar o desempenho dos estudantes e verificar o alcance das metas de alfabetização.
Com informações da Secretaria de Educação (SEEDF).
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