Advertisement

Primeiras semifinalistas do Sabor de Escola são escolhidas em seletiva da CRE do Plano Piloto

As primeiras semifinalistas do Sabor de Escola 2025, concurso gastronômico da rede pública de ensino do Distrito Federal, foram selecionadas nesta quarta-feira (24) na primeira seletiva da competição realizada na Escola de Sabores, na 907 Sul. Iniciada na terça-feira (23), a disputa das merendeiras das escolas da Coordenação Regional de Ensino (CRE) Plano Piloto reuniu 22 participantes em dois dias.

Uma das vencedoras da etapa regional do concurso, Geiciane Pinto da Silva conta que a inspiração para o seu prato veio de sua família. A cozinheira conta que a composição da sua receita une o arroz com brócolis do pai com o frango da avó. “Eu perdi a minha avó e o meu pai em 2019. Então, hoje eu queria trazer um pouco do gostinho da comida deles para as crianças, uma homenagem para eles. Trazer o sabor da minha infância”, relembrou. 

Embora tenha enfrentado desafios que a impediram de ter participado do concurso anteriormente, hoje celebra uma vitória que a coloca mais próxima da disputa final. Além do prêmio, a maior realização para Geiciane está no dia a dia, quando leva alegria para as crianças através da cozinha onde trabalha, na Escola Classe (EC) 05 do Cruzeiro. “São pratos que a gente serve na nossa escola feitos com muito amor. Eu vou de hoje até o último dia do concurso, se eu conseguir passar, continuar fazendo tudo com muito amor”, planejou.

A outra semifinalista, Jeane Carla Nogueira Barbosa dos Santos, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 03 de Brasília, avançou para a próxima etapa com seu peixe ao molho de abacaxi e hortelã. “Eu não estou aguentando essa emoção de verdade. Eu não esperava ganhar. Agora é mais responsabilidade para ir até a final, e eu vou chegar lá em nome de Jesus” desabafou, emocionada, sobre a conquista da vaga.

Avaliação criteriosa

A subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais da SEEDF, Fernanda Matheus Melo, destaca os avanços importantes na forma de avaliação na edição deste ano. “O corpo de jurados foi estruturado para permanecer o mesmo durante toda a seletiva da Regional, garantindo uniformidade nos critérios. Cada avaliador tem um olhar específico: os nutricionistas analisam o valor nutricional, a segurança alimentar e a sustentabilidade; o chef observa criatividade, apresentação e uso de cores; e os estudantes se concentram no sabor e no paladar”.

A comissão julgadora contou com a participação de dois nutricionistas — Juliene Moura, gerente da Gerência de Supervisão Técnica e Educação Alimentar e Nutricional da SEEDF, e Carolina Duarte, da Gerência de Alimentação Escolar —, além dos estudantes do CEMI do Cruzeiro, Victor Hugo Pinto, 17 anos, e Arthur Henrique Vaz, 16 anos, e do experiente chef William Masanori Nishimoto.

“O concurso reforça o papel educativo da merenda, porque não se trata apenas de fornecer insumos de qualidade, mas de transformar esse alimento em algo saboroso e atrativo para os estudantes. Também estimula a criatividade da merendeira, que pode criar receitas novas ou fornecer uma aqui que ela já faz na escola dela. Se a receita for bem-sucedida e se virmos que está bem legal, conseguimos expandir para a rede inteira”, ressalta Juliene.

Só no Plano Piloto, são mais de 40 mil refeições por mês, e em toda a capital federal, a SEEDF ultrapassa a marca de 500 mil refeições servidas diariamente.

Oportunidade

Fernanda também ressaltou a oportunidade de formação técnica voltada aos profissionais da alimentação escolar. “Todos os inscritos no concurso terão prioridade para participar do curso de gastronomia na Escola de Sabores, que começa no primeiro semestre de 2026. Serão 120 vagas para merendeiros, com duração de dois semestres, e a possibilidade de conquistar uma certificação técnica reconhecida”, indicou.

Participantes da manhã
Na manhã do segundo dia de seletiva da CRE do Plano Piloto, participaram:

– Edna Conceição da Silva Cordeiro (EC 102 Sul): peixe ao molho, arroz com purê de batata, suco de abacaxi e salada de alface com abacaxi
– Edna Pereira da Silva (CEE DV): galinhada cremosa
– Maria Francisca Gonçalo de Moura (EC 204 Sul): lombo suíno ao molho especial, batata-doce assada e arroz branco
– Onezinda Ferreira Passos (CEI 01 Norte): isca de patinho saboroso
– Tatiane Rosa da Silva Andrade (EC 04 Cruzeiro): peixe ao abacaxi

Participantes da tarde
Na tarde do segundo dia de seletiva da CRE do Plano Piloto, participaram:

– Ana Paula Martins (EC 314 Sul): batata recheada
– Geiciane Pinto da Silva (EC 05 Cruzeiro): tulipinha à brasileira
– Sieyre Kallita de Azevedo Ordones Alves (EC 06 Cruzeiro): moqueca tropical acompanhada de farofa de sementes de abóbora
– Maria do Socorro Ferreira dos Santos (Cemi Cruzeiro): purê de Inhame

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Por Por Brasília

Fonte Agência Brasília

Foto: Felipe de Noronha/SEEDF

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *