Programa em parceria com o Senai já formou mais de 400 profissionais no DF, com 84% de empregabilidade; inscrições seguem até 19 de setembro…
Programa em parceria com o Senai já formou mais de 400 profissionais no DF, com 84% de empregabilidade; inscrições seguem até 19 de setembro
Divulgação/Neoenergia |
A Neoenergia Brasília abriu inscrições para uma nova turma da Escola de Eletricistas, iniciativa que promove formação gratuita e oportunidades de emprego no setor elétrico. Os interessados têm até 19 de setembro para se candidatar pelo site da companhia.
O curso, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), oferece capacitação técnica voltada para atuação profissional, com foco em geração de renda, inclusão e qualificação especializada. Desde sua criação, a Escola de Eletricistas já formou 410 profissionais no Distrito Federal, distribuídos em 19 turmas. Desse total, 347 foram contratados pela própria Neoenergia, o que representa uma taxa de empregabilidade superior a 84%.
Iniciativas do Detran-DF
Um dos diferenciais do programa é o incentivo à equidade de gênero em uma área tradicionalmente masculina. Entre os formados, 187 são mulheres e 160 delas já integram o quadro da empresa. Em setembro, mais uma turma conclui a formação em Taguatinga, composta por 24 alunos, sendo oito mulheres. Só em 2025, já foram realizadas duas edições, uma finalizada em maio e outra com conclusão prevista para este mês.
As vagas são destinadas a candidatos maiores de 18 anos, com ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias B, C ou D.
Reconhecida internacionalmente, a Escola de Eletricistas foi destaque no programa WeEmpower — iniciativa da ONU Mulheres em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a União Europeia — como exemplo de boas práticas no empoderamento feminino.
Além do curso regular, a Neoenergia Brasília também oferece uma formação complementar em manutenção de redes subterrâneas. Com 136 horas de duração, o treinamento é voltado para atualização e aprofundamento técnico de colaboradores. Até agora, três turmas participaram da qualificação, somando 36 eletricistas — incluindo quatro mulheres formadas pela Escola. A próxima edição está prevista para 2026.
Com informações da Neoenergia
Leave a Reply