Advertisement

Mês dos Idosos é tema de entrevista de Ricardo Quirino ao Programa Visão da Política

Crédito: Maykon Cardoso TV Assembleia Legislativa entrevista o deputado Ricardo Quirino Os desafios, mercado de trabalho, a inclusão digital…


Crédito: Maykon Cardoso

TV Assembleia Legislativa entrevista o deputado Ricardo Quirino

Os desafios, mercado de trabalho, a inclusão digital da população 60+ e a atuação da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) em prol dos idosos são alguns dos temas tratados em entrevista com o presidente da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa, deputado Ricardo Quirino (Republicanos), que vai ao ar na edição dessa quarta-feira, 8, do Programa Visão da Política, da TV Assembleia Legislativa.

O tema dessa edição do programa remete ao 1º de outubro, Dia Internacional do Idoso, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde o ano de 1991. Ao longo do tempo, a programação de conscientização sobre as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa, foi sendo estendida, a ponto de outubro, ser considerado o mês da pessoa idosa.

Ao iniciar o bate-papo, Quirino ressaltou que a criação da Política Nacional do Idoso, em 1994, e do Estatuto do Idoso, em 2003, abriram as portas para a promoção de políticas e da proteção do idoso. “As legislações asseguraram um lugar no mercado de trabalho, na cultura, no lazer, no empreendedorismo para a população 60+.”

Com relação às mudanças trazidas no Parlamento goiano, a partir da criação da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa, proposta por ele, o parlamentar afirmou acreditar que os projetos que dizem respeito aos idosos, estão tendo uma tramitação mais ágil na Casa. Além da comissão, Quirino pontuou que a criação da Ouvidoria do Idoso, na Alego, foi mais uma iniciativa que vem contribuindo, fortemente, na rede de proteção a essa parcela da população.

Orientações

O republicano revelou que a maior demanda na Ouvidoria é por informações e orientações sobre os direitos dos idosos, o que demonstra um grande desconhecimento da legislação, tanto pelos cidadãos da terceira idade, quanto por seus familiares. “E a informação é primordial. A desinformação é que faz as pessoas, por exemplo, caírem em golpes, como da aposentadoria, divulgado recentemente, entre tantos outros. Então o trabalho da Ouvidoria nesse sentido é de grande valor. Levar conhecimentos é dar dignidade”, completou Quirino.

Durante o programa, a entrevistadora Monalisa Carneiro abordou outros assuntos, como a violência contra o idoso, o mercado de trabalho para essa faixa etária e capacitação tecnológica para os 60+.

A entrevista, na íntegra, vai ao ar, na TV Assembleia Legislativa, no canal 3.2 da TV aberta digital, nesta quarta-feira, 8, logo após o fim da sessão ordinária. Essa edição do Visão da Política também estará disponível no site oficial do Parlamento goiano e pelo canal da Assembleia Legislativa do Youtube.

Agência Assembleia de Notícias

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *