Advertisement

Força-Tarefa de Fiscalização de Bebidas no DF é Intensificada Após Suspeita de Intoxicação por Metanol

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou, nesta sexta-feira (3) à tarde, a notifica…

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou, nesta sexta-feira (3) à tarde, a notificação do segundo caso suspeito de intoxicação por metanol, feita pela Unidade Pronto Atendimento (UPA) de Brazlândia. Trata-se de um homem de 47 anos, residente em Goiás. O paciente já foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).

O rapper Hungria permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital no Distrito Federal, sob acompanhamento médico intensivo, após uma suposta intoxicação por metanol. A substância, presente em bebidas alcoólicas adulteradas, é altamente tóxica e tem motivado uma série de alertas e fiscalizações no país.

O Distrito Federal deu início a uma operação especial de fiscalização em estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas em toda a capital, em resposta à crescente preocupação com a contaminação por metanol. A substância tóxica, encontrada em produtos apreendidos em São Paulo e que pode causar cegueira ou até mesmo a morte, acendeu o alerta das autoridades de saúde.

A decisão de intensificar as vistorias, determinada por ordem de serviço da Vigilância Sanitária, coloca a checagem desses locais como prioridade dos Núcleos de Inspeção. A força-tarefa está atuando em dois turnos, cobrindo tanto o período comercial (segunda a sexta-feira, das 8h às 18h) quanto os horários noturnos e de fim de semana, com ações iniciadas na madrugada de quinta-feira (3/10) e que se estenderão até a próxima segunda-feira (6/10).

“O Governo do Distrito Federal (GDF) está tomando todas as medidas necessárias”, enfatizou o secretário de Saúde, Juracy Lacerda. As unidades da pasta estão preparadas para atender eventuais casos suspeitos. A orientação é procurar um dos hospitais do Sistema Único de Saúde ou uma Unidade de Pronto Atendimento.

“A embriaguez, em geral, não tem mais sintomas em 12 horas. Se passar das 12 horas ou houver sintomas específicos, como dor abdominal ou alterações de acuidade visual, o caso pode ser considerado suspeito”, explica a secretária-executiva de Assistência à Saúde da SES-DF, Edna Marques.

Prevenção

A Diretoria de Vigilância Sanitária, vinculada à SES-DF, também ampliou as ações, realizadas em parceria com outros órgãos do GDF, como a Polícia Civil, Polícia Militar e DF Legal. “A Vigilância Sanitária age de maneira preventiva, visando a segurança da população”, acrescenta o subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos Martins.

Da Redação do Direto do Congresso *Com informações da Secretaria de Saúde

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *