Advertisement

DF vai testar novo sistema de alertas da Defesa Civil no sábado (27)

  Divulgação A população do Distrito Federal receberá, no próximo sábado (27), uma mensagem de teste do novo Defesa Civil Alerta (DCA), sist…

 

Divulgação


A população do Distrito Federal receberá, no próximo sábado (27), uma mensagem de teste do novo Defesa Civil Alerta (DCA), sistema que será utilizado para avisar, em tempo real, sobre riscos e situações de emergência. A partir de 1º de outubro, o serviço passa a funcionar de forma definitiva em todo o DF. O mesmo teste será realizado também em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O diferencial do DCA é que o alerta chega ao celular mesmo quando o aparelho está em modo silencioso. A ferramenta será operada pela Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, por meio da plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP). Apenas agentes capacitados poderão emitir os avisos, o que garante segurança e credibilidade na comunicação.

Mais proteção à população

Para o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, o sistema representa um avanço na prevenção de desastres. “Estamos falando de uma ferramenta simples, gratuita e de enorme alcance, capaz de transmitir informações cruciais no momento certo. É uma ação integrada, que envolve diferentes órgãos e operadoras, todos unidos pelo mesmo propósito: proteger vidas”, destacou.

Já o subsecretário da Defesa Civil, Sandro Gomes, ressaltou que o DCA chega para complementar os canais de alerta já existentes. “Nosso corpo técnico foi treinado e está preparado para operar a ferramenta em sintonia com a Defesa Civil nacional, que dá todo o suporte”, explicou.

Como funciona

Criado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), ligado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o sistema utiliza a tecnologia cell broadcast, que envia mensagens diretamente para celulares em uma área específica, sem necessidade de cadastro prévio.

Todos os aparelhos compatíveis — Android e iOS fabricados a partir de 2020, conectados às redes 4G ou 5G — receberão os alertas automaticamente. A novidade amplia o alcance da IDAP, já usada para disparo de mensagens por SMS, WhatsApp, Telegram, TV por assinatura e Google Public Alerts.

Tipos de aviso

O DCA trabalhará com dois níveis de prioridade:

  • Extremo: usado em situações de risco imediato à vida ou à propriedade;
  • Severo: para eventos graves com possibilidade de ocorrência em até duas horas.

Segundo Tiago Schnorr, coordenador-geral de monitoramento e alerta da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), o teste do dia 27 terá caráter demonstrativo. “Brasília e outros 12 municípios do Centro-Oeste receberão o alerta para que a população conheça o sistema. Após essa etapa, concluímos a nacionalização do Defesa Civil Alerta, ampliando a prevenção em todo o país”, afirmou.

Outras formas de receber avisos

Além das notificações automáticas, a população pode continuar se cadastrando para receber SMS — enviando o CEP para o número 40199 — ou acompanhar informações pelos canais da Defesa Civil no WhatsApp, Telegram, TV por assinatura e Google Public Alerts.

Da redação Estrutural On-line

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *