Advertisement

Sistemas inovadores modernizam atendimento pelos telefones 190 e 193 no Distrito Federal

Novas ferramentas permitem otimizar tempo-resposta e acompanhar ocorrências em tempo real, aumentando eficiência e transparência Divulgação/…

Novas ferramentas permitem otimizar tempo-resposta e acompanhar ocorrências em tempo real, aumentando eficiência e transparência

Divulgação/SSP-DF

O Distrito Federal inicia uma nova fase no atendimento das chamadas de emergência com a implantação de dois sistemas tecnológicos desenvolvidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF): o Sistema Hefesto e o Sistema de Notificação Automática via WhatsApp. As soluções trazem mais rapidez, eficiência e transparência para o serviço prestado à população, sem custos adicionais, já que foram criadas por equipes próprias do governo.

O Hefesto é uma plataforma que integra em uma única tela todo o fluxo de atendimento, substituindo métodos antigos e imprecisos. Com geolocalização por GPS, oferece precisão na localização do solicitante, reduz o tempo de resposta e permite gerar relatórios unificados que auxiliam no planejamento e no monitoramento da eficiência das centrais de emergência. Além disso, está conectado a outros módulos internos da SSP-DF e ao sistema nacional Sinesp-CAD, garantindo visão integrada do atendimento.

Já o sistema de notificações pelo WhatsApp envia automaticamente mensagens de confirmação do registro da ocorrência, oferecendo ao cidadão mais segurança e transparência. A medida também reduz a sobrecarga das centrais, evitando chamadas repetidas para acompanhamento. Situações sensíveis, como casos de violência doméstica, não recebem notificações automáticas para preservar a segurança das vítimas.

As novidades são resultado de uma atuação integrada entre SSP-DF, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Anatel, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e Secretaria de Economia. O secretário Sandro Avelar destacou que os recursos representam “um marco histórico para a segurança pública do DF”, fruto da colaboração entre órgãos e equipes técnicas.

Para a comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Habka, o novo canal fortalece a confiança entre a população e a corporação, ao garantir transparência e comunicação humanizada. O comandante-geral do CBMDF, coronel Moisés Barcelos, ressaltou que a tecnologia eleva a precisão e eficácia das operações, fortalecendo o vínculo de confiança com a sociedade.

Outro avanço implementado é a possibilidade de retorno de chamadas não atendidas em razão de linhas ocupadas, assegurando que nenhuma demanda fique sem resposta. A subsecretária de Governança Digital, Adriana Rodrigues, reforçou que a iniciativa é parte de uma estratégia maior de transformação digital para tornar os serviços públicos mais acessíveis, modernos e integrados.

Com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *