Advertisement

Primavera do Amor marca 3ª edição do Casamento Comunitário 2025 com 100 casais na Concha Acústica

Cem casais formalizaram a união na 3ª edição do Casamento Comunitário de 2025, neste domingo (14). O projeto deste Governo do Distrito Federal (GDF) é realizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). A celebração ocorreu na orla da Concha Acústica, com o tema Primavera do Amor. A cerimônia foi pensada para marcar a história dos pombinhos, com a cobertura de todos os gastos, unindo amor, emoção e a garantia de direitos legais. 

O matrimônio foi formalizado durante o entardecer, às margens do Lago Paranoá, em um cenário digno de filme de romance. A estrutura incluiu uma passarela com tapete vermelho, decoração com árvores e flores coloridas, um palco para o enlace oficial e um ambiente preparado para o brinde e as fotos finais. Os convidados prestigiaram o momento nas arquibancadas da Concha Acústica. 

Nesta edição, mais uma surpresa para os pombinhos: a Sejus-DF montou uma área de recepção para os convidados, com oferta de bolo, refrigerante, salgadinhos e frutas. A novidade contou com apoio da iniciativa privada e de voluntários, assim como ocorre na oferta dos trajes, buquês, doces, cabelo e maquiagem para os casais.

“Agora, além de oferecer a cerimônia, oferecemos a recepção também, graças aos nossos voluntários. Todos os convidados puderam usufruir desse momento gostoso, dessa tarde maravilhosa às margens do lago, e festejaram esse dia tão especial no lounge que criamos especialmente para o evento”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. 

Para a ornamentação da área da recepção, arranjos de flores, mobiliário em madeira, além de mesas com frutas e docinhos. Uma banda ficou responsável pela trilha sonora do evento e houve participação de dueto do Corpo de Bombeiros Militar do DF na execução do Hino Nacional. Os casais chegaram em carros de luxo e entraram por um tapete vermelho ao som da Marcha Nupcial.

“O Casamento Comunitário é o símbolo do amor e também da colaboração. Esse evento é feito pelo Governo do Distrito Federal com apoio de vários colaboradores. Fazemos com muita alegria porque a recompensa é o sorriso da família e dos noivos. Ver um sonho sendo realizado não tem preço”, ressaltou a vice-governadora Celina Leão. 

Esta foi a segunda vez consecutiva que o evento ocorreu na Concha Acústica. O espaço, que não passava por reformas havia cerca de 18 anos, ganhou duas intervenções na gestão do governador Ibaneis Rocha. Em 2021, ocorreu a restauração da estrutura interna, com investimento de aproximadamente R$ 500 mil. No ano passado, foi inaugurada uma área de lazer, com calçadas e bancos, entre o equipamento e o Museu de Arte de Brasília (MAB), com aporte de R$ 8,2 milhões.

União 

A manicure Lauana de Carvalho, 49 anos, e o auxiliar de cozinha Francisco de Carvalho, 40, se conheceram em 2013 e, entre idas e vindas, firmaram relacionamento sério no ano passado. Neste domingo, mais um capítulo foi iniciado na história de amor dos dois com a oficialização do matrimônio. “Tivemos essa oportunidade e abraçamos para viver feliz para sempre”, comenta Lauane, que viveu tudo o que uma noiva tem direito antes de subir ao altar. “Foi lindo, são muitos vestidos, cada um mais lindo que o outro. Fomos atendidas muito bem pela costureira, pelas meninas do penteado, da maquiagem, foram todas maravilhosas.” 

 De terno e gravata, Francisco estava animado com a celebração e não conteve as lágrimas ao falar da futura esposa. “Se Deus quiser, vai dar tudo certo. Hoje vou colocar uma aliança no dedo dela e fechar esse relacionamento depois de 12 anos”, disse ele, que também agradeceu a chance de casar com a amada sem nenhum custo, na orla do Lago Paranoá. “Viabiliza que a pessoa de baixa renda tenha a oportunidade de casar e ser feliz.”

Antes do grande dia, os noivos puderam escolher os trajes, conforme o gosto pessoal, e participaram de um ensaio geral no Museu Nacional da República para receber orientações sobre o cerimonial e tirar dúvidas. “Minha prima casou no Casamento Comunitário e eu vim casar também. Estou muito feliz, depois de muito tempo divorciada encontrei uma pessoa e decidimos viver uma nova história”, contou a autônoma Soraia Nery, 52. “O Casamento Comunitário traz economia e diversidade, aqui tem gente de todas as faixas etárias e econômicas.” 

O motorista Adriano Leandro, 44, também se emocionou na cerimônia. Apaixonado pela esposa, ele aproveitou a política pública deste GDF para formalizar o relacionamento sem custo nenhum. “É uma emoção muito grande, muito forte. Acho que poucos vão aguentar a emoção hoje, é uma sensação única”, disse ele, que também elogiou a estrutura. “Tudo muito lindo, bem organizado, a equipe está de parabéns.”

Política pública

Instituído pelo Decreto nº 41.971/2021, o Programa Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de mil casais até agora. “A política pública implementada pelo nosso governador Ibaneis Rocha torna o Casamento Comunitário uma política de Estado, em que a gente traz a formalização jurídica legal para as famílias”, explica Marcela Passamani. 

 A primeira edição deste ano ocorreu em 23 de março, no Pontão do Lago Sul, com a oficialização de 100 matrimônios. Depois, já na Concha Acústica, houve a união de 200 casais, somando a segunda e a terceira cerimônias, em 29 de agosto e 14 de setembro, respectivamente. A última do ano será em 7 de dezembro. Acompanhe a divulgação das próximas datas nas redes sociais da Sejus.

Ao garantir a oficialização gratuita da união civil, a Sejus reafirma o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) em promover dignidade e cidadania a todos, independentemente da renda. A política pública tem como objetivo garantir os direitos civis aos noivos, como inclusão em benefícios sociais, plano de saúde, herança e previdência, e estimular o convívio familiar. 

O programa é voltado para casais residentes no DF, hipossuficientes e que desejam a habilitação, o registro e a certidão de casamento. Além da cerimônia, as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem todos os insumos necessários para garantir que cada detalhe seja perfeito.

Inscrição

Deu vontade de casar? As inscrições para a 4ª edição do Casamento Comunitário podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, nos seguintes locais:

  • Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte);
  • Unidade Rodoviária do Na Hora (Rodoviária do Plano Piloto, plataforma inferior);
  • Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II);
  • Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9);
  • Edições do programa GDF Mais Perto do Cidadão.

As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição, mediante análise e aprovação da documentação. Em caso de desistência ou documentação incompleta, casais da lista de espera serão convocados. Confira o passo a passo completo no site da Sejus.

Por Por Brasília

Fonte Agência Brasília

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *