Sessão solene celebra a criação da Máscara Vesta pela Universidade de Brasília
Projeto Vida é responsável pela criação de máscara de proteção individual capaz de neutralizar a ação de vírus e bactérias e venceu o 17º Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS
A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizará, na próxima sexta-feira (6), às 10h, sessão solene em homenagem ao Projeto Vida, da Universidade de Brasília. A iniciativa é voltada à criação de uma máscara de proteção individual capaz de neutralizar a ação de vírus e bactérias. A sessão é de autoria do deputado Rogério Morro da Cruz (PRD).
A chamada Máscara Vesta foi criada em 2020 como resposta à pandemia de Covid-19 e trata-se de uma máscara facial do tipo PFF2 que incorpora uma camada intermediária de nanopartículas de quitosana, polímero natural extraído de crustáceos capaz de neutralizar vírus e bactérias por atração eletrostática.
A máscara criada pela UnB sob coordenação das professoras Suélia Fleury Rosa, Marcella Lemos e Graziella Joaniti já é utilizada por profissionais do Sistema Único de Saúde de todo o país por meio da transferência de tecnologia à iniciativa privada. O reconhecimento nacional veio em dezembro do ano passado, quando a Universidade de Brasília conquistou o primeiro lugar no 17º Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS, concedido pelo Ministério da Saúde.
“Ao celebrar o Projeto Vida e a Máscara Vesta, esta Casa Legislativa reconhece a excelência da pesquisa científica realizada no Distrito Federal, reafirma seu compromisso com a valorização da universidade pública e rende homenagem às pesquisadoras e aos pesquisadores que, em momento de grave crise sanitária, colocaram o conhecimento a serviço da vida”, destaca o deputado Rogério Morro da Cruz.
A solenidade será realizada no plenário da Câmara Legislativa, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital, nos canais 9.3 (aberto), 11 da NET/Claro e 09 da Vivo, e pelo canal da CLDF no YouTube. Participarão representantes do time de pesquisadores da Universidade de Brasília, autoridades em saúde pública e parlamentares.
Crédito da Materia Câmara Legislativa do Distrito Fedeal
